Pages

sábado, 18 de junho de 2016

Portugal - Análise dos Favoritos - Eurocopa 2016

A Seleção Portuguesa tem o maior talento individual do torneio, mas Cristiano Ronaldo não tem bastado para conseguir títulos. O time é claramente montado para dar ao craque português todas as condições para desenvolver seu melhor futebol. Infelizmente, a impressão de que ele não tem jogadores à altura é muito forte.


Defesa

O goleiro titular é Rui Patricio, do Sporting. Tem 28 anos mas já acumula uma boa rodagem na seleção. Seus reservas são Anthony Lopes, do Lyon, e o veterano Eduardo, do Dinamo Zagreb.

Na zaga, Pepe e Ricardo Carvalho formam uma dupla de zaga com bastante bagagem e experiência. O zagueiro do Real Madrid tem uma fama de violento, mas é um bom zagueiro e vem melhorando nos últimos anos. Carvalho já passou do seu auge, mas já foi um dos melhores zagueiros do mundo e consegue controlar bem a linha de defesa. Os dois reservas são Bruno Alves, que já foi titular desse time, e José Fontes. Dois zagueiros bem veteranos, na fase final de suas carreiras.

Na lateral-direita, Vierinha é o titular. No seu clube, Wolfsburg, ele joga como ponta-direita, mas assumiu a lateral na seleção. Seu reserva é Cedric Soares, do Southampton. Na esquerda, o titular é Raphael Guerreiro, com Eliseu na reserva. 

Meio-campo

Nesse setor, Portugal não tem nenhum jogador de renome. O mais próximo disso é João Moutinho, que foi campeão da Europa League em 2012 pelo Porto e hoje joga pelo Monaco. Seu estilo é semelhante ao de Deco, mas nunca atingiu o mesmo nível de qualidade. Ao lado de Moutinho, joga William Carvalho, um volante mais marcador, responsável por cobrir seus companheiros. 

Fernando Santos também usa regularmente André Gomes e João Mário, dois jovens meio-campistas, do Valencia e Sporting, respectivamente. Outras opções são Danilo Pereira, Rafa Silva e Adrien Silva. Por último, o jovem Renato Sanches, de apenas 18 anos. Recém-comprado pelo Bayern de Munique, Renato pode se tornar o jogador português mais novo a jogar uma partida em fase final de Eurocopa.

Ataque

No ataque, Portugal tem alguns nomes muito bons, principalmente na forma de atacantes pelas pontas. Além do óbvio Cristiano Ronaldo, somam-se a ele Nani, que foi seu companheiro no Manchester United, e Ricardo Quaresma. A grande deficiência é no comando de ataque, no qual tem apenas Éder. Por isso, muitas vezes Portugal joga sem um centroavante, com Ronaldo fazendo dupla função.

Estilo de Jogo


O esquema português é montado para favorecer sua grande estrela, Cristiano Ronaldo. Nesse estágio da carreira, ele mais um segundo atacante do que um ponta completo. Por isso, é preciso que alguém faça o seu trabalho defensivo. Na seleção, André Gomes é quem faz esse papel, abrindo pela esquerda no momento defensivo. O time todo se movimenta bastante, constantemente trocando posições no ataque. Nani é escalado no centro do ataque, mas naturalmente cai muito pelos lados. 

A vocação do time é primariamente ofensiva, e costuma tentar propor o jogo. Quando Portugaal encurrala o adversário no campo de defesa, Ronaldo se torna um centroavante clássico. Quando o time se defende, ele se posiciona como um ponta, pronto para lançar contra-ataques. 

0 comentários:

Postar um comentário