Pages

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Opinião - A tragédia de Belo Horizonte

O que aconteceu em Belo Horizonte? Do jeito que a população repercutiu parece que caiu um viaduto. Opa... Seria ótimo que a população se revoltasse dessa forma com a morte de duas pessoas. Mas ainda tenho a esperança de que a derrota para a Alemanha mostre ao Brasil alguma das coisas que estão erradas nesse país.



As causas das duas tragédias tem muito em comum. Pra quem analisa apenas o campo de jogo, viu-se claramente uma estrutura mal planejada e mal executada. Culpa dos operários/jogadores? Não, ou muito pouco. Culpa primeiro daquele responsável por construir. No caso da seleção brasileira: Felipão. Mas será apenas culpa dele, ou culpa do engenheiro/arquiteto que executou o viaduto? Pra mim, o buraco é mais embaixo.

O viaduto fazia parte do PAC da Copa. Representa uma tentativa de acelerar um processo que deveria muito mais ocorrer consistentemente ao longo do tempo. Com a pressa para fazer bonito na Copa, entretanto, quantos do devido processo não é atropelado? Assim também foi Felipão. Representa o imediatismo para preparar um time capaz de ganhar a Copa do Mundo em casa. Antes dele, Mano Menezes fazia um trabalho de renovação e longo prazo, com muitas idéias que vemos sendo implementadas por outros técnicos na Copa do Mundo. Quem foi que optou por acabar com um trabalho de construção a longo prazo por um de mostrar resultado para inglês ver? Na CBF, foi José Maria Marin. No Brasil? Ah, no Brasil...

Muitos dizem que futebol e politica não devem se misturar. Não concordo. Desde que estava no ensino médio aprendi que na física tem um um pouco de matemática. Na matemática tem também português e por aí vai. É como dizer que um engenheiro não precisa saber português ou um advogado não precisa saber fazer conta. Não concordo. Não só o futebol envolve muita politica como a politica brasileira usa muito o futebol. Especialmente com a Copa.

Depois do título da Alemanha, muito se fala em um trabalho de doze anos da federação alemã. Um trabalho que viu o time chegar em várias semifinais de grandes torneios - As últimas quatro Copas, as últimas duas Eurocopas - mas também perder várias delas. Mesmo na Copa do Mundo de 2002, quando foram vice-campeões, houve uma avaliação de que o time não jogava um bom futebol. Parece incrível quando comparado com a forma que se avalia futebol - e outras coisas - no Brasil.

Acabado a Copa, o Brasil deve olhar pra frente. No futebol, deve-se avaliar o que é preciso para resgatar o orgulho brasileiro. Para termos um jogo que impõe respeito não pela história, pelo que já aconteceu, mas pelo que se produz em campo hoje. Assim também devemos olhar pra frente nos outros aspectos da sociedade brasileira. Devemos, como brasileiros, buscar entender as causas mais profundas das nossas mazelas e não nos deixar levar por jogo de cena - eu também me deixei levar pelo carisma de Felipão - e politicas imediatistas que só aparecem em tempo de eleição. Se quisermos evitar mais tragédias como essas, são necessárias muitas mudanças - principalmente na nossa forma de ver as coisas.

0 comentários:

Postar um comentário